Cancelamento de passagem aérea: posso desistir da passagem e receber reembolso?

Cancelamento de passagem aérea: posso desistir da passagem e receber reembolso?

O cancelamento de passagem aérea é motivo de muitas dúvidas entre os passageiros. Saiba em quais casos é possível obter um reembolso!

João Antonio de Albuquerque e Souza João Antonio de Albuquerque e Souza

O pedido de cancelamento de passagem aérea pelo passageiro é um assunto que gera dúvidas entre muitas pessoas, principalmente quando falamos em reembolso das passagens.

Ou seja, é uma situação completamente diferente de quando a empresa aérea cancela, de forma unilateral, a sua passagem. Nesse post, vamos tratar dos direitos do passageiro de solicitar, por qualquer motivo, o cancelamento e reembolso da passagem.

Os direitos do passageiro aéreo incluem algumas garantias que podem trazer benefícios na hora de desistir de um voo, uma situação bastante comum e que pode ocorrer por diversos motivos.

No entanto, muitas companhias aéreas não cumprem as diretrizes estabelecidas pela lei e prejudicam os clientes, o que pode tornar necessário entrar com uma ação judicial.

Para saber quais são os seus direitos em relação ao cancelamento de passagem aérea, continue a leitura!

O cancelamento de passagem aérea por desistência do passageiro dá direito ao reembolso?

Devido a imprevistos ou até mesmo a uma desistência de última hora, muitas pessoas têm dúvidas em relação à possibilidade de reembolso nos casos de cancelamento de passagem aérea.

Para defender seus direitos enquanto passageiro aéreo, há três pontos que devem ser lembrados ao entrar em contato com a companhia.

Em primeiro lugar, é importante conhecer a Resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com o documento, os compradores de passagens aéreas têm até 24 horas para desistir da compra e ter o reembolso integral do valor da passagem, desde que a aquisição seja feita com, no mínimo, 7 dias de antecedência da viagem.

Outro ponto bastante importante é o próprio Código do Consumidor (CDC), que garante o direito de arrependimento. Segundo o CDC, a compra da passagem pode ser cancelada em até 7 dias após a aquisição, com reembolso total.

Por fim, há ainda o Art. 740 do Código Civil, que afirma: “O passageiro tem direito a rescindir o contrato de transporte antes de iniciada a viagem, sendo-lhe devida a restituição do valor da passagem, desde que feita a comunicação ao transportador em tempo de ser renegociada”.

Contudo, o Código Civil também prevê que, nesse caso, a empresa terá o direito de reter até cinco por cento do valor, a título de multa compensatória.

Dessa forma, a lei garante que o passageiro receba o reembolso de, pelo menos, 95% do valor pago, mesmo que o pedido de cancelamento de passagem aérea seja feito fora dos prazos estabelecidos pela ANAC e pelo CDC.

Nesse sentido, é importante verificar quais são as orientações da companhia em relação ao assunto e, caso a empresa negue o direito ao reembolso, pode ser preciso entrar com uma ação judicial.

Para mais detalhes sobre esse assunto, confira o nosso vídeo a seguir:

Precisando de auxílio? Conte com o escritório Albuquerque e Souza!

Proteja seus direitos com quem entende do assunto! O escritório Albuquerque e Souza possui mais de uma década de experiência, proporcionando atendimento especializado e personalizado para cada caso.

Você não precisa pagar nenhum valor inicial para entrar com uma ação. Deixe todo o risco conosco e garanta seus direitos.

Por isso, em casos de dúvidas sobre o cancelamento de passagem aérea e outros direitos do passageiro, entre em contato com o nosso escritório!