O RG é a sigla para Registro Geral, conhecido também como Carteira de Identidade, um documento de identificação pessoal válido em todo o território nacional e emitido pelo estado na qual o titular reside.
Esse documento pode ser retirado logo após o nascimento de uma criança, onde os pais ou responsáveis podem solicitá-lo no cartório de registro.
Atualmente, vive-se uma migração desse documento para a Carteira de Identidade Nacional (CIN), porém, o atual RG continuará valendo até o ano de 2032.
Outro ponto importante é que a legislação brasileira não impõe uma data de vencimento para esse documento, no entanto, usualmente muitos órgãos exigem que ele tenha sido emitido nos últimos 10 anos, com o objetivo de evitar possíveis fraudes.
Apesar de todas essas informações, ainda não foi apresentada a resposta para a pergunta que não cala: pode viajar com RG vencido? Continue a leitura e confira detalhes!
Afinal, pode viajar com RG vencido?
Depois de conhecer melhor esse documento, vamos avaliar se pode viajar com RG vencido.
A resposta não se resume a um sim ou um não, uma vez que será necessário avaliar qual o destino da viagem e quais as condições físicas desse documento.
É preciso lembrar que para um documento oficial ter validade, ele precisa estar em bom estado de conservação, possibilitando que os responsáveis pelo exame do mesmo possam identificar a pessoa que o está apresentando.
Portanto, vale a atenção para algumas situações que certamente ajudarão você a chegar a uma resposta.
Siga essas regras e evite problemas
Para que sua viagem seja tranquila, evite deixar tudo para última hora, um hábito, infelizmente, comum entre muitos brasileiros.
Siga as regras que apresentamos na sequência e evite problemas e frustrações.
Viagens nacionais
Nas viagens nacionais, você pode viajar com RG vencido, desde que ele esteja em bom estado de conservação e a foto permita a sua identificação. Caso contrário, prepare-se para problemas na hora do embarque.
Os casos de falsificação ideológica são verdadeiros, portanto, se seu documento apresentar qualquer tipo de problema, tenha em mãos outra possibilidade de identificação.
Documentos alternativos
Caso o seu RG não esteja nas condições ideais, os seguintes documentos também servem como identificação para as viagens em território brasileiro:
- carteira nacional de habilitação,
- passaporte nacional,
- carteira de trabalho.
Mais uma vez, esses documentos também precisarão estar em boas condições, apresentando uma foto que possibilite a identificação do titular.
Viagens internacionais
Para as viagens internacionais e, em especial, para os países do Mercosul, o RG poderá ser utilizado para embarque, porém, seguindo as mesmas exigências já mencionadas anteriormente.
Além do Brasil, os outros países do Mercosul são os seguintes:
- Argentina,
- Paraguai,
- Uruguai.
Um detalhe importante, nesse caso obrigatoriamente o RG terá que ter sido emitido nos últimos 10 anos, sob pena do embarque não ser realizado.
Isso significa que nesse caso você não pode viajar com RG vencido, mas existe uma saída para essa situação.
Passaporte como alternativa
Caso você não esteja com seu documento em dia ou ainda em condições inadequadas para a identificação nos aeroportos, uma vez que passa a ser uma questão de segurança internacional, a alternativa é apresentar o seu passaporte.
Por fim, se você estiver viajando para países fora do Mercosul, lembre-se que apenas o passaporte será aceito como documento de embarque. Fique atento à data de validade do seu passaporte e evite deixá-lo para o último minuto.
Agora que você já sabe que pode viajar com RG vencido dentro do Brasil, existe outro assunto que também é bastante questionado.
Leia o nosso post que apresenta qual a idade para viajar sozinho de avião? Entenda os requisitos e autorizações necessárias!