Pode viajar sem identidade? Entenda as regras e alternativas

Pode viajar sem identidade? Entenda as regras e alternativas

Será que pode viajar sem identidade? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem e acabam não tendo a resposta definitiva. Leia e confira!

João Antonio de Albuquerque e Souza João Antonio de Albuquerque e Souza

E agora, será que é possível viajar sem identidade?

Milhares de pessoas já passaram por essa situação e algumas perderam oportunidades, desmarcaram compromissos e sofreram prejuízos por não encontrarem o seu RG para embarcar para o seu destino.

O RG, agora também conhecido como CIN (Carteira de Identidade Nacional), é o principal documento de identidade do Brasil, aceito em todo o território nacional, desde que esteja em perfeito estado de conservação, conforme disposto na Lei nº 7.116/1983.

Esse documento pode ser exigido pelas autoridades para comprovar a identidade das pessoas, inclusive para o embarque em aeroportos, quando muitas vezes o passageiro só se dá conta de que perdeu o seu RG no momento do preparativo para a viagem.

Nesse momento, bate o desespero e vem imediatamente a pergunta: será que é possível viajar sem identidade?

Para conhecer a resposta, continue a leitura e confira os detalhes a esse respeito!

Pode viajar sem identidade?

Sim, felizmente você pode viajar sem identidade, no entanto, terá que apresentar outro documento que comprove quem você é.

Essa ação garante que ninguém irá utilizar a sua passagem caso você a tenha perdido e colabora para a garantia da segurança nas plataformas de embarque e aeronaves.

Além disso, é uma maneira para serem identificadas pessoas procuradas pela Justiça.

Outros documentos aceitos

Caso a sua viagem ocorra em território nacional, você poderá apresentar um outro documento que possa comprovar a sua identificação, tais como:

  • passaporte (tendo por objetivo apenas comprovar a sua identidade),
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH),
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),
  • cartão de identidade expedidos por órgãos ou conselhos de classe (OAB, CRM, etc),
  • cartão de identidade emitido por Ministérios ou órgãos subordinados à Presidência da República, inclusive militares.

Se a sua viagem tem por destino os países do Mercosul que também aceitam o embarque apenas com a identidade, você poderá substituí-la pelo passaporte.

Já para outros voos internacionais, você precisará apresentar o passaporte que esteja em situação regular, portanto, com a data de validade não expirada.

Boletim de Ocorrência substitui a identidade?

É muito importante entender que o Boletim de Ocorrência não substitui a carteira de identidade.

Esse documento é importante para ser registrado uma ocorrência policial envolvendo:

Lembre-se que os aeroportos exigem um documento com foto, portanto, você não terá sucesso no embarque se no dia chegar apenas com esse documento.

Prepare-se para verificações adicionais

Respondido se é possível viajar sem identidade, é importante estar atento a outra situação.

É importante ressaltar que, nos casos em que você apresentar um documento diferente do RG ou do passaporte, os seguranças do aeroporto poderão solicitar uma verificação adicional.

Isso significa uma verificação mais criteriosa da bagagem e até mesmo uma revista pessoal.

Fique calmo e entenda que o objetivo é garantir a segurança de todas as pessoas no aeroporto. Portanto, colabore e responda aos questionamentos com clareza e honestidade.

Pode viajar com documento vencido?

O objetivo da apresentação do documento, como vimos, tem por objetivo a identificação da pessoa que está embarcando.

Portanto, com exceção do passaporte, que não pode estar com a data de validade expirada para os voos internacionais (fora do Mercosul), a Carteira Nacional de Habilitação e os demais documentos de identificação podem ser utilizados mesmo vencidos, desde que estejam atualizados e em bom estado.

Agora que você compreendeu que pode viajar sem identidade, mas caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, entre em contato conosco. Teremos satisfação em poder ajudá-lo!