Nos últimos tempos, muitas pessoas têm passado por problemas envolvendo o cancelamento de viagem parcelada no boleto CVC.
Esse é um inconveniente bastante grave, que pode gerar prejuízos sérios para o cliente e também provoca um grande desgaste emocional, especialmente quando se trata de uma viagem muito aguardada.
É importante conhecer os seus direitos e entender o que pode ser feito diante dessa situação, para que você não fique injustamente prejudicado.
Neste conteúdo, explicaremos melhor o que pode ser feito em casos de cancelamento da sua viagem parcelada no boleto CVC. Confira!
O que fazer ao ter viagem parcelada no boleto CVC cancelada?
A plataforma Reclame Aqui é um instrumento bastante importante para que o consumidor possa denunciar os prejuízos sofridos ao se relacionar com uma empresa.
Atualmente, é possível encontrar diversos relatos no site que apontam o cancelamento de viagem parcelada no boleto CVC.
Os casos são variados, mas apresentam uma situação comum: o cliente apresenta atraso no pagamento de uma das parcelas e o pacote como um todo é cancelado, mesmo que uma grande quantia do valor já esteja quitada.
Ainda que a medida esteja presente no contrato realizado pela agência, trata-se de uma prática considerada abusiva nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Vale lembrar que, segundo o documento, são consideradas cláusulas abusivas todas aquelas que estabelecem obrigações consideradas injustas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade.
Por isso, se você passou por essa situação, o primeiro passo é encontrar um advogado especializado e ajuizar uma ação contra a agência.
Dessa maneira, você poderá dar início aos procedimentos necessários para reivindicar seus direitos enquanto consumidor.
Quais são os direitos?
Se você passou pelo cancelamento da sua viagem parcelada no boleto CVC em função de um atraso no pagamento de uma das parcelas, saiba que é possível sair dessa situação sem prejuízos.
Ao ajuizar uma ação contra a agência, você pode solicitar (i) o cumprimento do pacote de viagem contratado por meio de uma tutela de urgência; ou (ii) o reembolso dos pagamentos realizados no contrato, com uma indenização por danos morais em razão da perda da viagem.
Essa indenização por danos morais se deve ao desgaste emocional gerado por esse inconveniente, uma vez que o cancelamento injusto do pacote pode inviabilizar os planos do cliente.
Um caso semelhante foi julgado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no qual uma família ajuizou uma ação contra a CVC após a agência cancelar o seu contrato em razão do atraso de uma parcela.
A decisão da justiça foi a de que a agência deveria reembolsar o valor pago pelos consumidores no contrato, além de efetuar o pagamento de uma indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 para cada um.
Conte com um escritório especializado
Para acessar os seus direitos e reverter o prejuízo sofrido, é preciso ir atrás dos seus direitos.
Assim, para quem teve a sua viagem parcelada no boleto CVC cancelada, recorrer a um escritório especializado é o caminho ideal para solucionar esse problema.
Agora que você entendeu os principais passos para lidar com uma viagem cancelada, que tal continuar a leitura para saber mais sobre quais são os direitos dos passageiros?